Buscar
  • Lanza & Miranda Advogados

IMPOSTO SOBRE COMPRAS INTERNACIONAIS


Impostos Sobre Compras Internacionais


Muitos países lá fora apresentam preços muito mais interessantes em produtos do que aqui no Brasil.


Ainda pagando por frete, cambio e impostos, esses importados costumam ser mais vantajosos. Para algumas pessoas, o valor das taxas e impostos pode não importar, mas com grandes compras, procurar uma consultoria tributária pode ajudar.


Não importa se o objeto vai ser comprado online ou no local, o governo brasileiro apresenta diferentes regras para tributar os produtos. Assim, é bem importante conhecer o que se está pagando para saber realmente o que é mais vantajoso no negócio.


Compras internacionais


Muita gente planeja as suas viagens justamente para realizar compras lá fora, porém, é importante saber os limites de compras de cada território.


Para quem viaja de avião, são 500 dólares para gastar, por via terrestre são 300 dólares. Isso vale para diferentes mercadorias.


Quando o valor é excedido, é necessário declarar os produtos na alfandega no momento da volta. Aí, se paga 50% de imposto sobre o valor que passou da cota de 500 dólares. Caso a pessoa não declare e seja pego na alfândega, paga 100% do valor excedente em multa, sendo esse o imposto de importação.


Ainda é importante saber que fora do limite estabelecido, as pessoas ainda podem trazer um celular, câmera e relógio que sejam usados.


Também pode vir para o Brasil com 20 souvenir, onde cada deve custar 5 dólares e ainda portar outros 10 objetos que sejam acima de 5 dólares, mas com limite de 3 peças iguais para cada.


Compras pela internet


Já para quem for realizar compras usando a internet, também vai pagar impostos. Paga o Imposto sobre Operações Financeiras, para quem usa cartão de crédito internacional, sendo um dos meios mais comuns de compra. Em relação ao valor total do produto, ainda tem uma alíquota de 6,38% em cima do produto.


Dependendo da origem do produto, podem ser calculados outros impostos. Por exemplo, se for um envio internacional de uma pessoa física para outra pessoa física, não vai ser pago nenhuma taxa se a compra for de até 50 dólares. Já para pessoas jurídicas, há um limite para as compras online de 500 dólares também.


Taxas e impostos


Caso o valor seja ultrapassado tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, é necessário pagar imposto. Uma diferença bem impactante nesse processo é que para os Correios, eles só aceitam o valor à vista, ainda cobrando uma taxa adicional que é de 12 reais pela operação.


Alguns estados do Brasil também vão cobrar o ICMS de importação, sendo esse o Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. A porcentagem pode variar conforme o estado da pessoa, por isso, é importante conferir qual a porcentagem de cada estado. Nos Correios, é possível obter essa informação.


Importância da consultoria tributária


A Consultoria tributária é importante para as pessoas que querem recuperar os seus impostos ou ainda reduzir as cargas tributárias. Como as compras internacionais podem gerar grandes impostos que aumentam o valor da compra, com essa consultoria, é possível ter a ajuda de profissionais capacitados para obter os melhores negócios.


Os profissionais de contabilidade, administração e direito trabalham com a consultoria tributária, oferecendo serviços para Regime Tributário, Critérios de Apuração dos Tributos, Créditos e Benefícios Fiscais assim como Estrutura Societária da Empresa.


No Brasil, a carga tributária é bem grande, sendo um sistema bem complicado de entender. Muitas vezes, as contabilidades das empresas perdem muito tempo pensando nas obrigações dos impostos cobrados pelo governo, onde o contador acaba tendo que focar nisso.


Com a consultoria tributária, é possível ter outro foco, buscando as melhores oportunidades para recuperar os impostos e reduzir os custos, assim, sendo um trabalho que complementa o do contador, gerando apenas benefícios para o empresário.


Aprender a pagar menos impostos com a consultoria tributária pode ajudar bastante aquelas empresas que realizam diversas compras internacionais, onde acabam pagando mais caro do que pensavam quando há a cobrança de taxas e de impostos.


Assim, a melhor recomendação é contratar uma empresa que realize consultoria tributária, pois é através desses profissionais que se tem conhecimento sobre o assunto e conseguindo levar a modalidade para ser mais semelhante ao tipo de negócio da empresa.


CONFIRA TAMBÉM: NOVO LIMITE DE COMPRAS PARA 2020.

0 visualização

Avenida dos Vinhedos, 71, 13º andar

Morada da Colina | 38.411-159

Uberlândia | Minas Gerais

  • Advogado Uberlândia Advocacia
  • Advogado Uberlândia Advocacia
  • LinkedIn ícone social

(34) 99224-8072

©2019 by LANZA & MIRANDA Advogados Associados | Todos os direitos reservados.